Youtube - Experience Viagens

Escolha o estado:

O Brasil tem as mais variadas paisagens e centenas de lugares para a prática de qualquer atividade. Escolha a região no mapa. Você vai se surpreender com as possibilidades de cada destino.

Perfil de Viagens:

O que você procura? Aventura? Romance? Diversão? Escolha seu perfil e veja as experiências que mais combinam com você.


Aventura Diversão Ecoturismo
Aventura Diversão Ecoturismo
Espiritual Família Gourmet
Espiritual Família Gourmet
Romance
Romance

Enquete

Porque fazer uma viagem de experiência?

Marca Brasil

Dicas de Alcântara

Praça da Matriz: uma síntese de Alcântara, formada por casarões coloniais e ruínas de prédios. Ali fica a Matriz de São Matias, principal cartão-postal da cidade e que nunca foi concluída. Nas redondezas estão a Rua da Amargura, que guarda o que restou das residências dos ricos barões; há ainda a igreja do Carmo, com altares barrocos e painéis de azulejos portugueses.

 

Festas tradicionais: duas celebrações movimentam Alcântara. Em maio, a festa do Divino, com missas, procissões, cortejos animados por representações de Bumba-Meu-Boi e distribuição de doces. Em agosto, o Tambor-da-Crioula combina música e dança nos arredores da igreja do Rosário.

 

Igreja do Carmo: considerada o mais bonito templo de Alcântara, a igreja do Carmo chama a atenção pelo altar-mor comtalhas douradas típicas do barroco. O incremento fica por conta dos painéis de azulejos portugueses, das esculturas nos altares e da portada em pedra lioz. Construída no final do século XVII, passou por diversas reformas depois de ficar completamente abandonada no fim do século XIX.

 

Casa do Divino: o sobrado colonial e de fachadas de azulejos abriga objetos, altares e instrumentos utilizados na Festa do Divino. Durante o evento, o casarão é o epicentro dos eventos.

 

Museu Histórico de Alcântara: ocupa um imponente casarão do século XIX, revestido por azulejos. No acervo, que recria uma casa colonial, estão móveis, obras de arte sacra, santos de pau oco e louças.

 

Matriz de São Matias: um dos cartões-postais de Alcântara, a matriz de São Matias jamais foi concluída. Durante a construção, que começo em meados do século XVII, era utilizada para cultos, mas foi desativada em 1884.